O mau hálito é um problema que atinge pelo menos 30% da população brasileira e causa um grande constrangimento na vida de quem sofre com este problema, já que muitas vezes é algo perceptível pelas pessoas ao seu redor. Algumas vezes ainda ocorre da pessoa que possui o problema não percebê-lo e fica a cargo das pessoas mais próximas de informá-la sobre o problema e ajudá-la a resolver.
Nestes casos de mau hálito a busca por um dentista é imprescindível, já que é necessário um diagnóstico específico sobre o caso para a escolha do tratamento ideal para cada caso. Um método que vem sendo muito utilizado em diversos casos é o laser, que pode ser utilizado de duas formas: no tratamento para uma maior produção de saliva, que é a responsável pela higienização da boca e ajuda a combater as bactérias que causam mau hálito; e agindo diretamente no local onde se encontra o biofilme, nome dado a bactéria causadora do mau hálito.
Em casos avançados do problema o tratamento intensivo para a remoção das bactérias se torna indispensável, porém é preciso lembrar que a higiene bucal deve ter uma manutenção diária. A escovação deve ser feita de forma correta, sem dispensar o uso do fio dental, além de ser muito importante a limpeza diária da língua, já que é o principal local onde o biofilme se aloja.
Fonte: Folha de São Paulo