A Prótese Dentária Fixa é ideal não só pelo conforto, como pela estética para pacientes que tem poucos dentes na boca, seja por motivos de má-formação ou não. Ao ser fixada sobre os dentes do paciente, previamente preparados para recebê-la, a prótese reabilita-o para mastigar, falar e, consequentemente, voltar a sorrir.
Na Reabilitação Oral e Ortodontia, clínica especializada em Prótese Fixa em Porto Alegre, existem dois tipos de Prótese Fixa: a unitária e a parcial. A Prótese Fixa Unitária é a restauração parcial ou total da coroa de um dente. Já a Prótese Fixa Parcial (Ponte Fixa), é a substituição de um ou mais dentes perdidos. Chama-se fixa, pois não pode ser removida pelo paciente ou pelo dentista, a menos que o profissional a corte com o uso de brocas especiais.
As coroas dentárias são capas que reconstroem a coroa natural do dente parcialmente destruído. Implica a existência de parte da estrutura do dente que se propõe reconstruir e ao qual será cimentada. No caso de só restar a raiz do dente natural, a coroa artificial pode ser feita com uma extensão que entra pelo canal do nervo existente no interior da raiz. Também pode ser construída em duas partes, um poste que entra na raiz e uma coroa (capa) envolvendo o poste.
A ponte dentária é uma restauração protética destinada a substituir um ou mais dentes, apoiando-se em dentes vizinhos ao espaço desdentado. Os elementos que ficam suspensos são denominados pônticos. Todos estes elementos de restauração e substituição dos dentes devem ser feitos em laboratórios de prótese dentária.
Qual o material da Prótese Fixa?
O procedimento não é dolorido, pois é feito com anestesia local. O tempo para a aplicação da prótese fixa varia de acordo com a quantidade de dentes ou ainda do tipo do procedimento.
A prótese móvel é indicada quando falta mais de um dente e o paciente não tem condições de arcar com o preço de uma prótese fixa, ou então não há a necessidade desse tipo de tratamento.
Quanto custa a prótese fixa?