Blog

Dentes brancos: conheça os mitos e verdades sobre o clareamento

Quem não deseja um sorriso perfeito e superbranco? O clareamento é a arma mais utilizada para garantir o visual e um dos maiores motivos que fazem homens e mulheres irem aos consultórios. Mas qual é a melhor opção: caseiro ou laser? Essa é apenas algumas das muitas dúvidas que cercam o tema. O Puretrend conversou com o cirurgião-dentista Mario Groisman, mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund, na Suécia, que identificou alguns dos questionamentos mais comuns sobre o procedimento. Confira:

O clareamento a laser trata dentes manchados?

犀利士5mg
tyle=”text-align: justify;”>O clareamento dental a laser é indicado tanto para dentes escurecidos de maneira uniforme quanto para aquelas pessoas que tem pequenas manchas. Feito no consultório, o tratamento usa um gel à base de peróxido de hidrogênio, que quando penetra no esmalte e na camada externa do dente (conhecida como dentina) libera oxigênio e quebra as moléculas de pigmentação responsáveis pelo escurecimento.

Posso fazer clareamento em casa sem consultar um dentista?

O clareamento dental doméstico usa um gel clareador de baixa potência, que o paciente aplica por meio de uma moldeira de silicone feita em laboratório. Neste molde, o paciente aplica o gel clareador e o deixa na boca durante o tempo determinado pelo dentista, podendo inclusive dormir com ele. O tratamento dura entre 10 e 30 dias, só podendo ser feito com recomendação de um profissional especializado.

Como é feita a escovação durante o tratamento?

O paciente deve escovar os dentes com menos frequência durante o tratamento. Groisman explica que a pessoa que faz clareamento pode escovar os dentes normalmente, desde que a pasta não contenha corantes, pois os dentes estão mais sujeitos a manchas durante o tratamento.

Quem faz clareamento pode ficar com os dentes sensíveis?

Em alguns casos os dentes podem ficar sensíveis durante o tratamento, mas o sintoma pode ser controlado com o uso de produtos à base de flúor, por exemplo. A maioria dos produtos clareadores já têm, incorporados na sua fórmula, agentes que atuam para evitar o problema.

O dente clareado pode escurecer novamente?

Os dentes clareados escurecem naturalmente com o passar do tempo, mas dificilmente voltarão à cor inicial. Com passar da idade os dentes tornam-se mais escuros, sendo recomendadas novas sessões de clareamento.

O que diferencia do tratamento feito em casa e do feito com o dentista?

Em casa, o clareamento se faz de forma mais suave e não emprega o uso da luz que acelera o processo no consultório, no entanto, a duração e a eficácia dos dois métodos podem ser bem semelhantes, e vão depender muito dos hábitos do paciente, que deverá evitar a ingestão de alimentos e bebidas que repigmentem os dentes.

Uma das melhores formas de proteger os dentes dos inimigos como café e refrigerante seria usar um canudo?

O canudinho pode ser uma boa dica para proteção dos dentes uma vez que empurra o líquido diretamente para a garganta. Minutos depois de ingerir alguns desses “inimigos”, faça um bochecho com água. Isso vai ajudar a eliminar substâncias ácidas que escurecem e atacam seu cartão de visita. Meia hora depois, é claro, a escovação termina o serviço.

É verdade que precisa esperar para escovar os dentes depois de beber café, chá, sucos ácidos ou molho de tomate?

Trinta minutos é o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas. O café, o vinho, o refrigerante e o suco de laranja, por exemplo, apresentam pH inferior a 5,0. Portanto, são ácidos e causam erosão, levando a perda da estrutura dental (cálcio)

Fonte: Pure Trend

Ler mais no blog