Blog

Mitos e Verdades sobre a Endodontia

uhul

O tratamento de canal radical (pulpectomia), como sabemos, consiste basicamente na retirada da polpa que está localizada lá na câmara pulpar e no interior do canal radicular, na desinfecção desses “espaços” e preenchimento com material obturador, diferente da pulpotomia que retira apenas a polpa que está localizada na câmara pulpar. A endodontia é uma especialidade extremamente detalhista, onde meio milímetro aquém ou além é capaz de causar um verdadeiro “estrago” e, por conta dessa complexidade, esses tipos de tratamento estão repletos de mitos e verdades que o Vida de Dentista veio hoje esclarecer!

Dente tratado endodonticamente nunca mais vai causar dor.

MITO: De fato, o dente tratado corretamente estará desvitalizado, o que inicialmente dá essa falsa segurança de que nunca mais irá doer, porém, ainda existe um periodonto ali e se, por exemplo, a restauração final estiver em contato prematuro haverá dor na região periodontal, então nada de “descartar” de imediato a queixa de dor do paciente achando que é “manha”, porque pode sim ser dor!

Tratamento de canal enfraquece os dentes.

VERDADE: O dente que é indicado para endodontia geralmente apresenta lesão cariosa profunda ou sofreu algum trauma, o que por si só já causa esse “enfraquecimento”. Além disso, como dito acima, a pulpectomia consiste na retirada total da polpa que é composta basicamente por vasos sanguíneos e nervos, formando a parte “viva” do elemento dental e quando esse suprimento é retirado, o dente torna-se mais frágil, já que se encontra “sem vida”.

Para se concluir um tratamento de canal, são necessárias várias consultas.

MITO: Os tratamentos podem inclusive serem realizados em sessão única de acordo com a indicação clínica. Apenas casos onde o elemento apresenta nítida lesão não são passíveis a conclusão em sessão única.

O tratamento de canal pode escurecer os dentes.

VERDADE: O tratamento de canal PODE escurecer os dentes quando há uma hemorragia interna OU quando há falha no procedimento técnico. Os cones de guta percha devem ser cortados de modo a ocupar apenas a porção radicular, caso os cones permaneçam na coroa, fará com que ela escureça.

Conhece mais algum mito em torno dos tratamentos endodônticos? Comente abaixo para podermos esclarecer!

Fonte: Vida de Dentista

Ler mais no blog