Blog

O que a língua pode revelar sobre a saúde?

A otorrinolaringologista, Dra. Clarice Saba, explica os sinais que a língua pode revelar e que podem estar relacionados a doenças físicas e emocionais.

A língua é um órgão muscular relacionado basicamente a três funções: sentido do paladar, à deglutição dos alimentos e à formação dos fonemas da fala. A língua saudável tem aparência uniformemente macia e rosada.

A percepção dos gostos amargo, doce, salgado e ácido é feita pelas papilas gustativas, receptores sensoriais do paladar na língua. Até recentemente acreditava-se que cada gosto era sentido em uma região diferente da língua. Doce, na ponta, e amargo na parte mais próxima à garganta, por exemplo. Esse conceito, apesar de muito difundido, foi baseado em interpretações erradas de estudos do século 19. Hoje se sabe que qualquer gosto pode ser percebido em diferentes partes da superfície lingual. Além desses gostos mais comuns, a medicina detectou mais dois, que ainda não são aceitos por todos os pesquisadores. São eles o metálico e o umami, um aminoácido presente nas proteínas animais e vegetais e que dá sabor quando adicionado aos alimentos. É muito usado em temperos prontos.

A língua pode revelar o estado emocional e de saúde de uma pessoa. Através de sua coloração ou textura, podemos determinar se temos algum tipo de problema. Quando algo não está bem em nosso corpo, ela pode sinalizar a situação e, através de diferentes mensagens (como alterações de cor, textura ou aparecimento de manchas), a língua pode nos alertar de que algo está errado.

Pequenas úlceras na língua costumam aparecer quando há algum tipo de infecção viral ou fúngica. Podem ocorrer, também, por deficiência de vitamina C e A e pelo excesso do consumo de alimentos refinados, açúcares, gorduras, entre outros. Emocionalmente, esse tipo de língua pode indicar que a pessoa se altera constantemente, é ansiosa, estressada ou reprime a raiva.

Língua com camada de cor branca ou saburro, normalmente, é sintoma de que a pessoa está tendo problemas digestivos e intestinais. Isso pode ocorrer devido ao consumo excessivo de gorduras saturadas, açúcares e farinhas refinadas. Também pode indicar que a pessoa acumula toxinas no intestino, que, por sua vez, pode causar outros problemas de saúde. Quanto ao emocional, essa língua revela ansiedade. Nesse sentido, é importante lembrar que problemas emocionais podem causar alterações na digestão e mau funcionamento de vários órgãos vitais para a saúde.

Quando as papilas gustativas inflamam, podem significar deficiência nutricional. Em relação ao emocional, pode revelar estresse e dificuldade para se adaptar a mudanças. A língua muito lisa pode revelar carências nutricionais e anemia. Nesse caso, o mais recomendado é aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C e ferro. Emocionalmente, pode indicar tendência ao desânimo e à depressão.

A língua que assume aspecto de mapa é conhecida como língua geográfica. Pode ser hereditário ou se “aparece e desaparece”, pode denotar alergia ou intolerância a determinados alimentos. No que diz respeito ao emocional, essas pessoas costumam ser muito sensíveis e irritadiças.

Deve-se revisar frequentemente a higiene oral (bucal), escovar também a língua com escova de dente macia e consultar SEMPRE um médico para investigar e tratar corretamente as alterações da língua.

Fonte: IG Saúde

Ler mais no blog