Blog

Procedimentos certos podem branquear os dentes

Veja dicas de uma dentista para branquear os dentes e transformar o visual

Você já teve ter ouvido que o sorriso é nosso cartão de visitas. E é verdade. Dentes alinhados, limpos e sem manchas são sinal de saúde e higiene. Eles podem abrir portas para quem estiver procurando um novo emprego ou mesmo paquerando alguém. Por isso, branquear os dentes de maneira segura é um passo importante.

Se o seu sorriso está amarelado e sem graça, está mais que na hora de agir. Segundo a dentista e especialista em prótese dentária Laura Mello Guimarães Adams, existem duas maneiras básicas para tanto: “O clareamento pode ser caseiro ou em consultório”. A seguir, confira mais detalhes sobre as técnicas e veja dicas que podem ajudar a manter seus dentes brancos por mais tempo.

Clareamento caseiro dá resultado em algumas semanas.
Clareamento caseiro dá resultado em algumas semanas.

Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Técnicas para branquear os dentes

Os dois métodos, antes de tudo, devem ser recomendados pelo dentista. Nada de comprar materiais na farmácia e fazer, hein? O clareamento caseiro começa com a confecção de uma placa de silicone que se adapta aos dentes. Nessa moldeira, você irá injetar o gel clareador diariamente pelo tempo determinado pelo profissional.

“Pode-se usar durante algumas horas ou durante toda a noite”, comenta Laura. O período de clareamento costuma durar um mês. Após a finalização dessa etapa, reajustes podem ser recomendados para manter os dentes brancos e livres de manchas. Ainda assim, eles não voltarão a ser amarelados como antes do procedimento.

Já o em consultório garante resultados em apenas algumas horas. “O dentista fará a aplicação do clareador, que é mais concentrado que o clareador caseiro, podendo utilizar laser para potencializar o efeito”, esclarece ela. O número de sessões varia. Geralmente, são necessárias mais que quatro consultas.

Pasta ajuda a branquear os dentes?

Um creme dental específico pode até disfarçar, mas não garante resultados definitivos. “As pastas de dente com clareador possuem uma concentração muito baixa, não tendo o mesmo resultado que os clareamentos caseiro e em consultório”, alerta Laura. O uso desses produtos, no entanto, não é proibido.

Por outro lado, no que diz respeito aos alimentos, devem-se tomar alguns cuidados. Café, vinho, suco de uva, chocolate, beterraba, refrigerantes à base de cola, chá-preto e chimarrão podem ser bastante prejudicais para quem deseja manter os dentes branquinhos. Os pigmentos desses ingredientes podem inclusive comprometer o resultado do tratamento. O ideal é consumi-los com moderação.

Se não der para abrir mão do cafezinho, opte pela versão com leite e sempre escove os dentes depois de consumir a bebida. Essa recomendação é ainda mais séria durante o clareamento.

Fonte: Terra

Ler mais no blog