Você sabia que existe uma forma de repor a perda de um ou mais dentes sem que haja comprometimento estético ou de função mastigatória?
A evolução é constante e podemos hoje realizar tratamentos com implantes dentários de forma rápida, segura, indolor e com alta performance estética. Pacientes me relatam problemas como dificuldades ao mastigar, constrangimento em compromissos sociais, falta de confiança, na atividade profissional, com consequências físicas e psicológicas e elas podem ser resolvidas facilmente com o tratamento de implantes dentários.
Quer conhecer mais sobre o tratamento? Abaixo o Dr. Rafael responde as perguntas mais frequentes dos seus pacientes sobre o tratamento com implantes dentários.
Os implantes com carga imediata são um grande passo dentro da área de implantes dentários e, por isso, muito difundidos atualmente. Com esta técnica, é possível colocar próteses após a cirurgia ou poucos dias depois da instalação do implante.
Assista essa historia de vida da Sra. Ivone
Como funciona o procedimento?
O cirurgião dentista pedirá exames que mostrem com segurança a quantidade e a qualidade óssea do paciente, chamada de tomografia.
O paciente que irá receber carga imediata deve apresentar altura óssea que permita ao profissional colocar um implante de bom comprimento e largura óssea para que seja possível um implante de bom diâmetro.
Sensibilidade para perceber a qualidade óssea desse paciente, para que o implante fique fixo com uma força que impeça qualquer movimentação durante a sua integração com o osso.
Os consultórios mais modernos, que investem em tecnologia, possuem o aparelho chamado, O OSSTELL ISQ que é um instrumento portátil que utiliza a técnica de Análise da Freqüência de Ressonância para medir a estabilidade de Implantes dentários e realizar monitoramento da osseointegração. Ele é a referência mais precisa para saber se pode ou não realizar a carga imediata nos implantes dentários.
Todo mundo pode fazer Implante Carga Imediata?
Infelizmente esse procedimento ainda não pode ser aplicado para todos os pacientes. Muitas vezes, o paciente procura o profissional para colocação de implantes e quando este diz que não é possível a carga imediata, o paciente acha que falta qualificação ao profissional ou que irá procurar outro que faça esta técnica.
Implante dentário imediato funciona?
Em casos bem indicados, os implantes dentários apresentam 98% de sucesso para o tratamento convencional e 95% de sucesso para os tratamentos com carga imediata. Estamos falando de índices fantásticos de sucesso e mesmo quando a técnica escolhida por algum motivo falha, temos condições de refazê-la.
Mas, atenção! Você, paciente, deve procurar um profissional que lhe passe informações sobre o planejamento do caso clínico e sobre o procedimento mais indicado. Também é útil perguntar quais as outras alternativas existentes e os motivos pelos quais elas são piores do que a escolhida.
Por que fazer um Implante com Carga Imediata?
O processo de osseointegração ocorre normalmente;
Não há uma longa espera para a colocação da prótese;
O paciente espera a osseointegração com uma prótese provisória (dentes instalados), e em alguns casos pode ser realizada uma prótese definitiva;
Não há problemas estéticos pela ausência dentária ou utilização de prótese removível (móvel)
Pode não acontecer a cicatrização do implante dentário?
Sim, por conta dos seguintes fatores: sobrecarga de força sobre o implante, infecção ao redor do implante, fixação insatisfatória do implante no momento da instalação, técnica-cirúrgica inadequada, qualidade dos implantes ou higiene do campo cirúrgico. Vale reforçar que a rejeição propriamente dita é quando o sistema imunológico da pessoa identifica um corpo estranho e tenta destruí-lo ou removê-lo do corpo para defender a integridade do indivíduo.
É por isso que só é possível planejar a carga imediata quando o diagnóstico do dentista aponta uma excelente estabilidade inicial na fixação do implante de titânio ao osso. E este diagnóstico é feito após uma rigorosa avaliação e estudo do caso clínico.
Quando for fazer sua consulta para colocação de implantes dentários, converse com o seu dentista, tire as suas dúvidas, afinal, seja colocando os dentes no mesmo dia dos implantes ou alguns meses após a cirurgia, o importante é ter a saúde bucal restabelecida.
Quanto custa um implante dentário imediato?
Com todos os procedimentos da Odontologia, o valor do implante de dente varia de paciente para paciente. Ainda mais em um tratamento que não é indicado para todas as pessoas.
Para saber o valor, agende uma avaliação na Reabilitação Oral e Ortodontia. Clique aqui.
O que o especialista tem a dizer sobre Implante Dentário Imediato
“Já contra indiquei a carga imediata em muitos pacientes, alguns aceitaram meus motivos, outros procuraram uma segunda opinião que foi concordante com a minha e muitos encontraram algum profissional que realizou o trabalho. Dos pacientes que realizaram o sonho da carga imediata em outro local, sem as condições necessárias para recebê-la, muitos retornaram ao meu consultório para refazer o trabalho e alguns poucos não retornaram, ou porque encontraram outro profissional que apesar de também não ter indicado a carga imediata, tenha tido uma maior empatia com o paciente ou porque tiveram a sorte de, mesmo sem as condições ideais, o trabalho ter conseguido um sucesso”
Por: Prof. Dr. Rafael de Liz Pocztaruk, cirurgião dentista em Porto Alegre, com larga experiência na área Odontológica, com ênfase em Implante dentárioe Prótese Dentária.
A Prótese Dentária sobre Implantes é ideal não só pelo conforto, como pela estética para pacientes perderam um ou mais dentes na boca, seja por qualquer causa. Ao ser fixada sobre os implantes do paciente, previamente colocados cirurgicamente, a prótese reabilita-o para mastigar, falar e, consequentemente, voltar a sorrir.
Na Reabilitação Oral e Ortodondia, clínica especializada em Prótese sobre Implante em Porto Alegre, existem três tipos de Prótese Sobre Implante: a unitária, a parcial e as totais (para quem perdeu todos os dentes). A Prótese Unitária sobre Implante é a restauração coroa de apenas um dente perdido.
A Prótese Parcial sobre Implantes, é a substituição de mais de um dentes perdidos por coroas sobre os implantes. Chama-se fixa, pois não pode ser removida pelo paciente, apenas o profissional poderá remover a prótese para realizar as manutenções (caso ela seja parafusada sobre o implante).
As Próteses Totais sobre Implantes podem ser classificadas em dois tipos: as Próteses Fixas (Protocolos) e as Próteses Removíveis (Overdentures).
As Protocolos (Totais Fixas sobre Implantes) são dentaduras fixadas pelos parafusos de implantes, onde o paciente possui uma segurança a mais para realizar suas atividades normais do dia-a-dia, como mastigar e falar, sem ter o medo que a prótese caia da boca.
Qual o material da Prótese Fixa ou Removível Sobre Implantes?
As próteses fixas podem ser realizadas em acrílico ou em porcelana. Já as removíveis são realizadas em acrílico. Com a a evolução dos materiais odontológicos as próteses reproduzem muito bem esteticamente o natural da dentição perdida pelo paciente.
Prótese sobre Implantes dói?
O procedimento não é dolorido, pois é feito com anestesia local. O tempo para a confecção das próteses sobre implantes varia de acordo com a quantidade de coroas ou ainda do tipo do procedimento.
Qual a melhor: Prótese móvel ou Fixa?
Há necessita uma avaliação criteriosa clínica para saber se o paciente é candidato a uma prótese fixa ou móvel. Depende de muitos fatores para tomar a decisão correta do que seria melhor para o paciente.
Quanto custa a prótese fixa?
A prótese fixa sobre implantes possui diferentes preços, mas, de forma geral, é um mais cara que a removível. O valor final dependerá da clínica escolhida, do material usado na prótese. Entre em contato para saber mais sobre o assunto.
Você certamente já ouviu falar sobre as Lentes de Contato dental. Tratam-se de um método odontológico ainda pouco conhecido, mas que é febre entre os famosos. Juntamente com o Clareamento Dental, esse tipo de faceta de porcelana minimamente invasiva é a solução ideal pra quem procura o que existe de mais moderno e estético dentro da odontologia.
Como funciona a Lente de Contato dental?
São lâminas de porcelana superfinas, de 0,2mm, feitas sob medidas, e posicionadas na superfície dental. Exige mínimo ou nenhum desgaste dos dentes melhorando a estética do sorriso de forma rápida, conservadora e indolor.
Para que serve?
As Lentes de Contato Dental ajudam a disfarçar dentes com manchas, fraturados, com sinais de envelhecimento, desalinhados ou dentes separados.
Quem pode usar?
Esse método é contra-indicado para aqueles que rangem os dentes, tem o hábito de roer as unhas ou morder objetos e em casos de alteração de cor significativa. Nesses casos, asFacetas de Porcelana mais grossas são melhores.
Quanto tempo dura a Lente de Contato dental?
A duração de qualquer trabalho em porcelana depende muito de como é a vida do paciente. Assim como um carro, a forma como utilizamos nossa boca, reflete diretamente na longevidade das mesmas. Hábitos como fumar, ingestão de ácidos (refrigerantes, suco de limão, etc.) e parafunções (bruxismo) podem diminuir drasticamente a vida útil das facetas em porcelana.
Como funciona a manutenção?
Com relação ao consumo de alimentos e bebidas não há restrição. Já a manutenção é simples e pode ser feita de seis em seis meses.
Quanto custa a Lente de Contato dental?
O preço da lente de contato dental varia de acordo com a necessidade de cada paciente.
Vamos Transformar o Seu Sorriso!!!
Olhe a felicidade de nossos pacientes nesses vídeos
Prof. Dr. Rafael de Liz Pocztaruk é cirurgião dentista em Porto Alegre e será o profissional responsável pela aplicação das lentes de contato. Ele é expert em laminados cerâmicos ministrando cursos Internacionais sobre o assunto.
Já imaginou ter seu tratamento odontológico projetado na tela do computador?
Assista a essa incrível transformação
O Digital Smile Design é uma “ferramenta para planejamento e comunicação em odontologia estética”. Em outras palavras, é uma técnica que permite que o dentista faça um planejamento virtual do tratamento estético do paciente através do computador. Por conta disso, o paciente visualiza como ficará seu sorriso antes de iniciar o procedimento baseado na análise fotográfica e videográfica. Antes de qualquer intervenção.
Diferente de tudo o que você já viu até agora, o DSD é a representação da nova face da odontologia: muito mais humana, emocional e artística. Sem sofrimentos. Assista ao vídeo:
O Conceito do Digital Smile Design (DSD)
Melhorar o planejamento estético e design do sorriso;
Melhorar a comunicação entre os especialistas envolvidos no caso;
Melhorar a comunicação com o paciente, aumentando a sua participação no design do próprio sorriso, motivando-o e educando-o sobre os benefícios do tratamento.
Venha ver o seu antes e depois de uma forma nunca vista
Passo a Passo do Digital Smile Design:
Conversa para entender o que o paciente deseja e qual é a sua principal necessidade (entrevista);
Exame clínico e histórico dental;
Realização de exames e radiografias;
Fotografias em estúdio para entender a relação dos dentes, gengiva, lábios e face em movimento;
Apresentação do planejamento virtual do seu sorriso em Keynote ou Powerpoint;
Arranjo dental;
Simulação aplicada (mock-up estético) e novas fotos com test-drive na boca;
Aprovação para iniciar o tratamento definitivo
Por que optar pelo Digital Smile Design?
Para ter um sorriso livre de problemas funcionais e biológicos, um sorriso belo, integrado com suas características físicas, mas também em harmonia com aspectos emocionais.
Além de Smile Designer, o Prof. Dr. Rafael de Liz Pocztaruk é Palestrante oficial do Digital Smile Design by Coachmann . “O meu trabalho está baseado em proporcionar um sorriso saudável, natural, confiante e belo aos nossos pacientes”
A Prótese Dentária Fixa é ideal não só pelo conforto, como pela estética para pacientes que tem poucos dentes na boca, seja por motivos de má-formação ou não. Ao ser fixada sobre os dentes do paciente, previamente preparados para recebê-la, a prótese reabilita-o para mastigar, falar e, consequentemente, voltar a sorrir.
Na Reabilitação Oral e Ortodontia, clínica especializada em Prótese Fixa em Porto Alegre, existem dois tipos de Prótese Fixa: a unitária e a parcial. A Prótese Fixa Unitária é a restauração parcial ou total da coroa de um dente. Já a Prótese Fixa Parcial (Ponte Fixa), é a substituição de um ou mais dentes perdidos. Chama-se fixa, pois não pode ser removida pelo paciente ou pelo dentista, a menos que o profissional a corte com o uso de brocas especiais.
As coroas dentárias são capas que reconstroem a coroa natural do dente parcialmente destruído. Implica a existência de parte da estrutura do dente que se propõe reconstruir e ao qual será cimentada. No caso de só restar a raiz do dente natural, a coroa artificial pode ser feita com uma extensão que entra pelo canal do nervo existente no interior da raiz. Também pode ser construída em duas partes, um poste que entra na raiz e uma coroa (capa) envolvendo o poste.
A ponte dentária é uma restauração protética destinada a substituir um ou mais dentes, apoiando-se em dentes vizinhos ao espaço desdentado. Os elementos que ficam suspensos são denominados pônticos. Todos estes elementos de restauração e substituição dos dentes devem ser feitos em laboratórios de prótese dentária.
Qual o material da Prótese Fixa?
As coroas e pontes hoje em dia são de cerâmica apenas e sem metal ou seja METAL FREE, para promover maior estética das próteses. São feitas com uma estrutura interna em zircônia ou Dissilicato de Lítio que lhes dá robustez e recobertas de cerâmica com a tonalidade dos dentes do paciente, além de melhorar a estética.
Prótese Fixa dói?
O procedimento não é dolorido, pois é feito com anestesia local. O tempo para a aplicação da prótese fixa varia de acordo com a quantidade de dentes ou ainda do tipo do procedimento.
Qual a melhor: prótese móvel ou fixa?
A prótese móvel é indicada quando falta mais de um dente e o paciente não tem condições de arcar com o preço de uma prótese fixa, ou então não há a necessidade desse tipo de tratamento.
Quanto custa a prótese fixa?
A prótese fixa possui diferentes preços, mas, de forma geral, é um pouco mais cara e é indicada principalmente quando se falta apenas um dente. O valor final dependerá da clínica escolhida, do material usado na prótese e da quantidade de dentes queserão substituídos. Entre em contato para saber mais sobre o assunto.
Um pé no futuro alinhado à satisfação dos pacientes: a evolução tecnológica possibilita tratamentos cada vez mais rápidos e eficazes. O scanner odontológico retrata minuciosamente, de forma digital em 3D, cada detalhe da boca do paciente. Tal aparelho permite que o profissional desenhe, por meio de um software que indica todas as necessidades do caso, uma prótese e produza a mesma no consultório.
Como vantagens da utilização do scanner digital, descarta-se totalmente o incômodo causado pelas moldeiras tradicionais e garante-se um índice de erros mínimo, pois todas as áreas de grande dificuldade são abrangidas. Além disso, o aparelho permite que o paciente veja previamente o resultado do seu tratamento, sem mesmo ter iniciado, garantindo mais confiança e segurança.
Através do scanner digital, o molde é feito em muito menos tempo, contrapondo-se à situação anterior (da moldeira) que levaria dias para ficar pronto. O aparelho realiza uma rotação por todo o espaço intraoral, captando imagens de altíssima qualidade. Além disso, a coloração da prótese é idêntica aos dentes do paciente. Diante de tais preocupações, o Dr. Rafael Pocztaruk oferece o tratamento na clínica Reabilitação Oral e Ortodontia. Agende sua avaliação para um sorriso saudável e encantador.
A Dentadura, também conhecida como prótese dentária total removível serve para substituição de todos os dentes. Este tipo de prótese é mantido na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam. Apoia-se nos tecidos moles e busca retenção no único dente que resta na boca.
Por vezes, a retenção destas próteses é muito problemática quando há uma reabsorção quase total do osso. Nesta situação, a única solução é recorrer aos implantes.
Desvantagens da prótese total removível
A retenção da prótese total é muito problemática quando há uma reabsorção quase total do osso alvéolar. Nessa situação a única solução é recorrer aos implantes dentários.
Qual o material da prótese total removível?
Normalmente são de acrílico auto-polimerizável.
Qual o preço da prótese removível?
As próteses dentárias totais removíveis em acrílico são as mais baratas, no entanto são as mais usadas por razões econômicas.
E quanto dura uma prótese total?
A dentadura têm um período de vida limitado pelas contínuas alterações da boca e pela degradação dos materiais empregues, que desgastam com o tempo de utilização.
Você pode estar lendo sobre este tratamento alternativo pela primeira vez, mas a Faceta de Porcelana já é o procedimento estético mais procurado por pessoas cujo trabalho está ligado à aparência. Elas são excelentes para restabelecer a estética do sorriso perfeito, são rápidas de confeccionar e, por isso, encantam, principalmente, os famosos, que precisam de resultados imediatos.
É colocado na superfície visível dos dentes uma lâmina de porcelana, com aprox. 0,2mm, modificando completamente sua forma, posição e cor. A qualidade estética de facetas em porcelana é excelente mesmo quando comparadas com dentes naturais, sendo, muitas vezes, impossível de diferenciar as facetas em porcelana dos dentes naturais.
Como acontece o tratamento?
Fotografias dos dentes, do rosto, do sorriso e radiografias
Moldagem para confecção de modelos de estudo
Prévia de como ficarão os dentes, dos provisórios e das facetas propriamente ditas
Colocação das facetas em uma semana ou duas sessões
Quem pode colocar Facetas de Porcelana?
Esta técnica é ideal para pacientes com espaço entre os dentes, fraturas, má formação do esmalte dentário, dentes tortos, escurecidos que querem melhorar o design do seu sorriso.
Qual a diferença entre As Facetas de Porcelana e as Lentes de Contato?
Diferentemente das facetas de porcelana, que exigem um maior desgaste dos dentes naturais, as Lentes de Contato são aplicadas sobre os dentes naturais do paciente com o mínimo desgaste.
Cuidados com a faceta de porcelana
Demanda reavaliações periódicas de 6 em 6 meses para realizar as manutenções preventivas.
O preço da lente de contato dental varia de acordo com a necessidade e a situação financeira do paciente. Para saber mais sobre o tratamento, entre em contato.
A restauração dentária é utilizada para recuperar dentes com cáries, dentes quebrados ou com trauma e pode ser realizada de forma Direta ou Indireta Inlay/Onlay, de acordo com a necessidade do paciente.
Restauração dentária Direta
É feita quando há a necessidade de substituir uma restauração antiga de amálgama, por uma restauração estética, geralmente de resina composta, para pequenas e médias cavidades.
Restauração dentária Indireta
A técnica mais indicada é a restauração dentária indireta, através da restauração Inlay/Onlay Cerâmica quando a área a ser restaurada é mais extensa. Neste caso, são realizados preparo do dente, moldagem, preparo da peça, e cimentação, restabelecendo cor, função, contato, ou eventualmente proteção de cúspides quando os dentes estão muito fragilizados.
Qual a diferença entre Inlay e Onlay?
Um inlay é colocado entre as cúspides do dente, e um onlay cobre uma ou mais pontas de cúspides, inclusive parte da superfície de mastigação. Uma restauração do dente indireta requer mais de uma consulta, dado que o inlay ou onlay deve ser fabricado em um laboratório.
Quanto tempo dura uma restauração de dente?
A durabilidade da restauração depende de uma série de fatores que podem estar relacionados a técnica e ao tipo de material da restauração, mas, principalmente aos hábitos de vida, cuidados e higiene do paciente. Uma boa higiene bucal, profilaxias periódicas e manutenção das restaurações, podem aumentar a longevidade do seu tratamento para até 10 anos.
Fazer restauração de dente dói?
Após a restauração de dente, é comum o paciente sentir um pouco de dor ou sensibilidade durante a primeira e a segunda semana no dente vizinho ao dente obturado. Esta dor é resultado dos nervos do dente obturado, que envia sinais aos outros dentes.