Blog

Violência doméstica pode estar associada com a saúde oral

Comportamentos agressivos de pais e familiares podem ter influência não só na saúde mental das cria犀利士
nças, mas, também, na sua saúde oral.

Um estudo recente, realizado por investigadores da Faculdade de Medicina Dentária da (NYU) Universidade de Nova Iorque, demonstrou evidências de que ambientes familiares agressivos podem estar associados à deficiente saúde oral em adultos e crianças que vivam nesse meio.

O estudo incluiu 135 casais e seus filhos em idade do ensino básico. Os participantes do estudo foram submetidos a testes orais feitos por higienistas para determinar o número de dentes cariados, em falta ou com obturação exposta. Além disso, preencheram questionários sobre agressões físicas e emocionais entre os pais ou entre pais e filhos.

Mulheres e homens em que os parceiros exerceram comportamentos agressivos para com eles, tinham maiores níveis de cáries comparados com outros participantes de ambientes familiares não agressivos. Observou-se o mesmo em crianças.

De acordo com o estudo, o grau de cáries estava associado com os níveis de agressão emocional entre parceiros. O estudo concluiu que ambientes familiares agressivos podem ajudar a explicar as limitações das estratégias preventivas rotineiras da saúde oral, recomendando que profissionais de saúde desenvolvam estratégias interprofissionais abordem os ambientes familiares.

Fonte
O estudo intitulado: Noxious Family Environments in Relation to Adult and Childhood Caries), foi publicada na edição de setembro do Journal of tha American Dental Association – ADA.

Fonte: Ortoblog

Ler mais no blog